O meu Mestre António

Quando há coisa de 6 anos me “cansei” da vida rotineira do trabalho-casa e casa-trabalho, decidi começar a praticar algum desporto de forma mais séria e continuada.

A corrida foi a decisão mais natural na altura. Mais natural porque pensei ser a mais simples, achava que bastava pegar nuns ténis e começar (não podia estar mais errado…).

Mas a disposição e empenho para esta minha “nova atividade” foi crescendo. E com esse crescimento foram aparecendo os desafios, ir mais e mais além e cada vez melhor. Sim, cada vez melhor… de corpo e alma. Respeitando o corpo e sendo sempre fiel aos meus princípios; e esse sempre foi o de me divertir e ajudar como possa quem encontre por essas treinos e provas fora.

E para isso tenho a certeza que o maior segredo é ouvirmos sempre o nosso corpo e respeitá-lo. E isso aprendi com um dos melhores.

Pois quando percebi que esta coisa das corridas se estava a tornar séria “pedi ajuda” ao António Nascimento para me levar mais além.

E ele cumpriu totalmente, mesmo que num primeiro treino de avaliação que fizemos quase me fizesse gritar pelo Gregório e me levou a pensar se isso era mesmo para mim. Mas a resposta foi: “Claro que sim, sem mais dúvidas.”

Daí para a frente foi sempre a ganhar estrutura e capacidade para enfrentar novos desafios. E a minha estrutura mental foi algo que ele trabalhou com afinco e precisão (e muito nos rimos juntos). Senão vejamos, eu que só corria 10kms a 52minutos, agora faço-o em 37minutos, fiz com ele a minha primeira meia-maratona, a primeira maratona, o meu primeiro triatlo e o meu primeiro Ironman.

Também me ajudou a superar a minha primeira lesão grave (uma rutura do solear em plena maratona de Paris…) e juntos conseguimos que passados uns meses estivéssemos a fazer um Ironman (de mãos-dadas, literalmente) que lhe deu a ele o apuramento para o Campeonato do Mundo Ultraman.

E também por isso lhe segui o exemplo e fiz o Ultraman de Gales (que foi a sua primeira prova Ultraman).

E como corolário da nossa relação tão próxima, foi ele quem me desafiou a ocupar o seu lugar no EPIC5… E fui lá e fiz, também por ti Sensei.


Obrigado por tudo e não é pouco