Conheço o António Nascimento praticamente desde a sua chegada a Portugal, há quase 10 anos atrás. Na altura, o António estava a trabalhar como treinador no Health Club do Vila Galé Opera, onde eu fazia a minha manutenção física e a preparação de base para a corrida de fundo, que já praticava há 5 anos.

 

O António começou por revelar-se, nos primeiros contatos, uma pessoa tímida e muito contida nos seus comportamentos. Pessoa humilde e cuidadosa. mostrou ser um profissional muito empenhado no apoio a cada um de nós. Com o tempo, aprendi a admirar também as suas enormes qualidades pessoais e a conhecer a sua experiência desportiva e o elevado desempenho como atleta.

 

O António Nascimento é inegavelmente muito bom como pessoa, como atleta e como treinador. Não é fácil encontrar alguém no desporto que reuna estes três talentos especiais, mas é sem dúvida o seu caso.

 

No início do nosso trabalho conjunto, em 2010, eu era um corredor de pelotão que apenas queria participar em proavs de meio fundo e fundo, sem grandes preocupações com o meu treinamento ou a minha condição de atleta. Nunca tive objetivos competitivos, mas a proximidade com o António incentivou o meu desejo de querer fazer melhor e decidi então desafiar-me a mim próprio e bater o meu recorde pessoal na maratona.

 

Foi assim que iniciei com ele a preparação para bater o meu recorde, tendo o António dimensionado toda a minha preparação física para isso e, depois de escolher o objetivo, fizemos a nossa preparação com rigor e cuidado, sob o seu incentivo e preparação. As minhas condições pessoais, à partida, não eram as melhores. Sou um sobrevivente de um cancro, fiz quimioterapia, fui submetido a várias intervenções cirúrgicas e tenho execsso de peso. Por isso, o António cuidou também da minha preparação geral como atleta, tendo mudado muitos dos meus hábitos e acompanhando a minha preparação na corrida com um reforço de treino multidisciplinar, onde aprendi a trabalhar vários grupos musculares, a aumentar a minha robustez fisica e a qualidade da minha performance global como atleta. Mais do que correr mais rápido, comecei a sentir-me como um verdadeiro atleta, dependente sobretudo do meu esforço e de mim próprio.

 

Além de outras vantagens como treinador, o António é também um super-atleta, pelo que fez então comigo, passo a passo, toda a preparação e deu-me o privilégio e o extradordinário incentivo de me acompanhar na corrida decisiviva. Correu a meu lado os 42.195 metros das estradas de Barcelona, a incentivar-me e a desafiar-me. Nunca mais esqueço os seus berros, incentivos pujantes, nem o esgotamento a que ele próprio se submeteu  para que eu me superasse. Foi assim que corri a maratona de Barcelona, com o António sempre a meu lado, tendo batido o meu recorde pessoal, em Março de 2011. Até hoje, não voltei a correr mais rápido do que então e só tenho pena de não ter prosseguido o objetivo seguinte, como o António me incentivou, que seria baixar a barreira das 4 horas. Estou certo que com o António a meu lado isso seria possível. Tudo seria possível, porque ele nos faz acreditar!

 

Foi também o amigo e bom companheiro de viagens, de corridas, de conversas e da boa disposição saudável dos nossos irmãos Brasileiros. Foram muitas as cosias que fizemos juntos e magníficos os bons momentos de partilha. Mas, atenção, que o António não brinca em serviço, pois com o António Nascimento a diversão e boa disposição nunca se sobrepõem ao treino, à sua exigência, à concentração absoluta e ao rigor. E quando há dúvidas sobre isso, ele sabe sempre ser o primeiro e mostra como se faz pelo seu exemplo.

 

O António mostrou ainda ser um atleta muito inspirador e completo, vencedor em várias modalidades e capaz de proezas extremas no desporto. Mostrou-o, para nosso exemplo, em diversas iniciativas e competições, que vão desde a luta ao triatlo, incluindo as suas famosas ultra-maratonas e competições de super-triatlo. Mais do que indicar o caminho, o seu exemplo foi sempre uma insipiração para todos e cada um de nós.

 

Finalmente, um aspeto especial do António, que simboliza tão bem a fraternidade e amizade entre Irmãos, com a sua fácil e rápida adaptação a Portugal. Sendo um notável Brasileiro, o António soube depressa aprender a amar Portugal e os Portugueses. O António não apenas se integrou bem em Portugal, criando relações humanas, desportivas, profissionais e empresariais com facilidade, como conseguiu também unir com enorme facilidade as duas culturas e os dois Povos, Brasileiro e Português, num só querer e numa só vontade. Foi assim que assistimos, sem surpresa e com muito carinho, ao afeto com que o António Nascimento se tornou atleta luso-brasileiro, competindo com amor e o seu enorme coração, com as suas duas bandeiras de Brasil e Portugal. Para quem tem um coração tão grande, dois Países não são problema.

 

Deus e a Natureza por vezes acertam os seus designios para concentrar em apenas uma Pessoa, tantas qualidades e talentos: o António Nascimento, como Pessoa, Atleta e Treinador, reúne todos eles, que fazem dele, assim, uma pessoa singular e extraordinária.

 

Um grande Bem-Haja, Mestre António!

 

 

Rui Nelson Dinis